terça-feira, 20 de abril de 2010

Quadricromia sem mistério

Orientação TécnicaQuadricromia em:
tecidos, adesivos, banners, pastas, etc... Usando-se quatro cores básicas ( Cyan, Magenta, Amarelo e Preto / CMYK - Cyan, Magenta, Yellow, blacK ) você reproduz qualquer imagem colorida ( paisagens, rostos, equipamentos, etc... ). Cores chapadas, junto com a quadricromia, é aconselhável imprimir separadamente, adicionando mais uma cor, pois facilita para o impressor chegar na cor certa.Arte finalComo mandar fazer o diapositivo ( fotolito ) para quadricromia: Tipo de pontos usados, ELÍPTICO, QUADRADO ou DIAMANTE. Quanto maior for a impressão, maior é a retícula utilizada. Não colocar retícula de ponto muito grande, em trabalho pequeno, porque dá muito destaque nas retículas. Quando se usa tinta com solvente, escolher uma retícula aberta, porque a tinta seca muito rápido na matriz.Quem trabalha com tinta UV, deve usar uma retícula mais fechada, de 25 a 54 linhas, porque não seca na matriz.Para impressão em tecido: usar retícula abaixo de 24.8 pontos por centímetro, ou 63 ( pontos por polegada ), isso para tinta comum.Para materiais de superfície lisa: usar retícula entre 9.9 a 36 pontos por centímetro, 25 a 91 ( pontos por polegada ), dependendo do tamanho da impressão, para tinta à base de solvente.O original para a reprodução do fotolito pode ser uma foto colorida, em disquete, CD, Zip Drive ou E-mail:Para fazer o filme em sua empresa, precisa de uma impressora laser de ( 600 dpi ) de resolução, com recurso ( PostScript ), para imprimir RETÍCULA, para alterar o lineatura e o tipo dos pontos e a inclinação das cores.Fazer impressão em Laser Filme de boa qualidade, e escurecer com solvente, para ficar negrito.Quando mandar disquete para o birô, converter para curva ou mandar a fonte das letras junto.Para quadricromia mandar o arquivo em CMYK.

Para quadricromia mandar o arquivo em CMYK.A percentagem de retícula mínima 15% e máxima 80%, fora isso é difícil imprimir.Quando for imprimir legível, o fotolito também deve ser legível, no ilegível idem, porque a emulsão do fotolito deve estar em contacto com a emulsão da matriz. Inclinação das cores:

Amarelo 0º
Magenta 15º
Cyan 75º
Preto 45º

Obs: A angulação é frequentemente determinada através de dois modos diferentes: Dentro de 90º para retículas com dois eixos de simetria (ponto redondo ou quadrado). Dentro de 180º para retículas com um eixo de simetria (ponto elíptico).

Tecidos e EmulsõesNylon ou poliéster, quadro de alumínio e esticagem: O nylon ou poliéster usado para impressão em tecido: de 62 a 90 fios de cor branca ou amarelo. Para impressão em superfície lisa: de 100 a 180 fios, de cor branca ou amarela.Aqueles que usa tinta UV, usar nylon de 150 a 180 fios, normal ou calandrado ( amassado ).Usar nylon ou poliéster colorido, para aqueles que tem lâmpada UV.Tipos de fios.: fio fino ( S ), médio ( T ), grosso ( HD ), o mais usado é ( T ).Usar caixilhos de madeira ou alumínio.O tinteiro ( zona livre p/ tinta ) na parte interna da matriz, deve ter uma folga de 15 a 20 cm.Esticar o nylon ou poliéster com equipamento pneumático ou mecânico, usando cola bi-componente para fixar o nylon.Tensão do nylon ou poliéster acima de 15 Newtons/cm, nos dias seguintes ela diminui a tensão.Quando o impresso é muito grande, usar quadro de alumínio, poliéster, e retícula maiores, para facilitar a impressão.O tensionamento das 4 matrizes tem que ser iguais, com mesmo nylon ou poliéster e feita no mesmo dia se for possível.

Emulsões com sensibilizadores bicromato e diazo: Escolher a emulsão a base de água ou solvente, sensibilizador bicromato ( líquido ) ou diazo ( pó ). A preparação da emulsão com bicromato é 10:1, só prepare o que vai usar.A preparação da emulsão com diazo é colocado água no vidro com o pó para diluir, em seguida colocar dentro do pote e misturar bem, guardando em lugar fresco e arejado, poderá utilizar por vários meses.Existe no mercado, emulsão fotopolímero resiste a álcool e acetona e pré-sensibilizada de alta definição.Temperatura de estufa 40º a 50º, para a emulsão com bicromato evitar secar muito porque ela revela antes de receber a luz UV.A emulsão com sensibilizador diazo, ajuda muito na revelação da matriz, também precisa de uma lâmpada rica em UV.Ex. Lâmpada: HQA 400 w, Metal Halógena 2000 w, 4000 w, 5000 w.Passar pelo menos 3 de mãos de emulsão na matriz, para ter uma boa resistência.

Impressão: Usar tinta indicada para quadricromia, na escala EUROPA, são todas transparentes, quando tiver material de fundo escuro, precisa passar um fundo branco. Fazer teste, com várias marcas de tintas existentes no mercado, incluindo as tintas UV também.Nem toda impressão em QUADRICROMIA poderá usar a tinta pura. Antes de começar a produção fazer uma prova, se a prova não ficar parecida com o original, é preciso mexer na tinta, rebaixando as cores que estão deixando escura na impressão. Para isso é usado uma pasta incolor.Usar retardador quando a tinta está secando na matriz.Quando o filme vem acompanhado com uma prova de cor, isto facilita a preparação das tintas. Quando não tem, vai ter que acertar, comparando com algum original.As cores dominantes cyan, magenta e preta, não borrar na impressão, isso evitará manchas, só a cor amarela pode sair com moiré, porque é uma cor clara.Não está dando certo, peça ajuda para um técnico de confiança ou ligar para o fabricante da tinta.

Obs: O moiré é causado pela coincidência dos pontos da retícula com a malha do nylon, ficando bloqueados alguns pontos, evitando a passagem da tinta. Fazer um teste com alguns pontos, para testar a revelação e impressão.A sequência para impressão é: Primeira cor CYAN ( azul ). Segunda cor AMARELO. Terceira cor MAGENTA ( vermelho ). Quarta cor PRETA.* Caso a impressão seja invertida, ( em vidro ou adesivo interno ) a ordem será trocada, devendo usar o branco para o fundo. Para impressão e tecido também poderá trocar a ordem das cores, iniciando pela cor preta. Quando for imprimir camiseta, deve-se dar uma pré secagem entre uma cor e outra.Em tecidos escuros deve-se dar um fundo branco, sem secar muito, senão a outra cor que vai em cima não adere ( não funde ). Usar uma retícula abaixo de 20 linhas por cm. Se não tiver um bom resultado com fundo branco, use o transfer.

Tintas para Quadricromia Rodo- Usar sempre rodo de poliuretano de dureza 70 a 80 ( shore ), com uma inclinação de 45º a 60º, puxar sempre com a quina do rodo, e sem defeito na borracha.Equipamentos- Para imprimir camiseta: usar mesa corrida ou rotativa, com cola permanente, sobre uma base de alumínio, térmica ou não. - Para materiais de superfície lisa: equipamento com vácuo com impressor mecânico, manual ou semi-automática.Tintas para Quadricromia ( CMYK )- Padrões das cores da Escala EUROPA
Nota: Em quadricromia nem sempre poderá usar a tinta pura.

49 comentários:

  1. Belo artigo Marcos! Também trabalho com impressão em tecido e é bom saber que tem gente ensinando isso na internet!

    Abs!

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  2. otimo blog!
    trabalho com transfer e pretendo começar na serigrafia..
    pesquisando sobre o assunto na net, achei seu blog, vou voltar mas vezes e estarei na feira de serigrafia e sign..

    olha meu blog aee..
    danilocamisetas.blogspot.com

    flw abç

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  3. Olá Marcos, gostei muito das explicações de CMYK. Estou começando no ramo. Tenho uma impressora com PS, mas ainda não consegui imprimir nada em PS. Estou usando o Corel, se puder me ajudar lhe agradeço desde já. Rosimir

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  4. Olá Amigos Obrigado pelos comentários. Pois são eles que dão força pra gente continuar sempre postando novidades.
    Amigo Cellenze, quanto ao assunto a respeito de impressão PS vc consegue imprimir quadricromia na parte de separação de cores no spool de sua impressora. E para definir o tamanh do ponto você deve ir na aba post script e definir a quantidade de LPI para silk que gira em torno de 60 a 70, não mais que isso, se não você não consegue abrir os pontos na tela.

    Grande abraço

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  5. Oi Marcos, existe alguma dica ou truque para fazer quadricromia de motivo "bandas de rock" em camiseta preta? Eu ouvi em uma palestra que o ideal é agrupar os fotolitos C Y M, para fazer o fundo branco! Ainda não testei essa dica! Você acha que dá certo? ou tem alguma outra dica!

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  6. Olá Vilan.

    Eu acredito que o mais certo a fazer é você fazer um preenchimento total do desenho no caso de vetor, no Corel Draw. Caso você tenha só a imagem, você precisaria utilizar o photoshop para gerar um fundo total para que a cobertura fique perfeita. Vou estar fazendo um post sobre este assunto mais pra frente. Agradeço pelos comentários.

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  7. BOA tarde ,gostaria de saber se uma impressora laser samsung Ml 1665 tem postscript,desde já lhe agradeço, um abraço.

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  8. se ela não tem como fazer para imprimir postscript no corel photo paint?

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  9. BOM dia Marcos bastos,gostaria de agradecer a vc pelas duvicas que tem tirado do pessoal,a minha dúvida é tenho uma impressora laser samsung ML1665 monocromática,há posibilidade de fazer policromia no photopaint,tipo postscript desde já agradeço,um abraço!

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    1. aqui não é o marcos,...mas vou lhe dar uma dica...em qualker impressora monocromática existe uma forma de fazer separação de cores...issso mesmo ..ENTÃO VAMOS LÁ ...primeiramente converta sua imagem em BITMAP CMYK no corel draw..depois editar imagem..vai abrir photopaint, vá em menu IMAGEM DIVIDIR CANAIS EM CMYK vai abrir as quatro janelas...com suas cores...então você seleciona o preto vá no menu imagem converter em preto e branco...vai abrir uma janela pedindo GRAU, TIPO DE TELA, METODO DE CONVERÇÃO, LINHAS POR, ENO MEIO ONDE TEM ESCRITO 1 É O PONTO ONDE VOCÊ IRÁ COLOCAR DE ACORDO COM SUA ARTE. metodo de conversão vc deixa como estar sempre(meio tom) graus vc coloca 45 preto 0 amarelo 75 magenta 15 cian..(sempre) em tipo de tela coloca redondo sempre, linhas por: coloque....POL e no meio onde estar escrito 1 coloque ponto (dê ok) de acordo com a sua arte como vinha lhe falado se for por exemplo um uma imagem tam A4 coloque entre 33 a 35 feito o processo em cada cor, selecione a mesma, copie e cole no corel ...colque cada cor em uma pag

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  10. Qual a melhor emulsão para gravação de tela para cromia???
    Obrigado.

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  11. o post fico manero
    parabéns pelo blog ai

    acho que o geito mas faci lde fazer um fundo é pegar a propria imagem e fazer um chapado dela

    tipo stencil

    bejuuss

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  12. Gostaria de informações sobre arte final de cromia no processo para tecidos pretos onde a cor preta é subtraida da separação dando o efeito de maior leveza e qualidade na estampa.
    Na separação comum cmyk (coreldraw)o preto fica sempre sobreposto mesmo qdo não é selecionada opção sobreposição e mesmo solarizando a imagem não consegui o efeito.
    Creio quew dependa de um plugin ou programa específico para conseguir este efeito, alguém poderia me ajudar?
    Grato
    Martins

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    1. Olá Martins, pesquisa no youtube, sobre o curso de Photoshop para serigrafia, onde vc vai aprender a fazer quadricromia utilizando o fundo da camisa, e outras técnicas.

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  13. Ola tdbm,
    tenho muitas duvidas na cromia, trabalho com serigrafia, qndu preparo a arte para cromia, e qndu vou revelar ou ela estoura ou ela num sai,
    ja tentei d tudo. variação d tempo e muito mais....
    SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

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    1. tente fazer este processo em ambiente escuro ou com pouca luz e a arte finel tem que star bem negrita

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  14. Olá, Eu queria muito trabalhar com serigrafia, desde que era bem jovem, mas onde eu morava era difícil comprar materiais (não tinha internet ainda, né!, muito menos mercado livre/). Acabei indo trabalhar na área financeira onde estou até hoje quase aposentado. Há 3 meses fiz um curso que foi muito legal, porém não consegui reproduzir o processo em casa, apesar de saber o que é necessário. A minha dificuldade é justamente revelar a tela, eu queria com sensibilizante DIAZO, mas precisa de uma lâmpada especial. Já comprei 5 lâmpadas diferentes e nenhuma deu resultado. Simplesmente a emulsão desmancha na hora da revelação. Até dá pra ver detalhes mínimos, porém quando eu dirijo o jato na área, a emulsão sai, e com ela os detalhes também vão embora. Já deixei até cerca de 10 minutos a uma distância de 40cm da lâmpada e mesmo assim não deu certo. Não queria desistir assim, mas já perdi muitas telas. Não entendo. No youtube já vi gente fazendo serigrafia com cola e revelando com uma única lâmpada fluorescente em questão de segundos. Se puder me ajudar eu agradeceria muito.

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    1. Se a emulsão estiver saindo, aumente um pouco mais o tempo da revelação, e se ocorrer o contrário, ou seja ficar difícil para sair diminua o tempo, não tem segredo, um abraço.

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    2. usa uma lampada mista de 500 wats a uma distancia de 30 centimetros deixa de 5 a 6 minutos apos este tempo enfia a tela em uma bacia de agua o lugar do desenho vai ficar esbranquisado dai é so da um jato de agua ate a arte ficar nitida não tem segredo

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  15. Pq nao deixa mais tempo Luiz? Minhas telas revelo com 10 minutos, acho que o tempo da sua mesa deve ser maior...vai aumentando o tempo e fazendo os testes.

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  16. Só tem uma coisa que eu ainda não entendi na quadricromia! Como revelar as 4 cores exatamente na mesma posição da tela de nylon para imprimir num berço! Eu revelo telas de nylon numa camara de luz feita em casa. Como eu faço pra revelar as quatro telas de modo que eu encaixe cada tela no berço e ela sempre desça na mesma posição na camisa! Deu pra entender? abraços excelente artigo!

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  17. Bom dia!
    Parabéns para o Marcos Bastos pela iniciativa em querer difundir seus conhecimentos pois este tipo de iniciativa sempre é recompensado por Deus.
    Faço essa separação de cores no Page Maker e só me aparece quando coloco para imprimir a lpi de 50.
    Tenho esperiencia em diagramação e edicão de jornais mais estou passando para serigrafia. estou abrindo minha estamparia e estou tentando unir conhecimentos que adquiri com a esperiencia aterior.
    Minha dúvida é a mesma do amigo Samuel. Ainda não consegui achar uma maneira com total precisão para encaixar as cores utilizando a marca de registro que imprimo. deve ter algum segredinho!
    Utilizo uma impressora post script apenas para criar o pdf e depois imprimo em uma lazer normal, será que dará certo quando passa para as telas?
    Qualque informação que some será de muita ajuda.
    Grade abraço a todos!

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  18. trabalho com porcelanas pintadas à mão e quando quero fazer xícaras personalizadas, encomendo os decalques em SP.
    Sei que são feitos com serigrafia e sei usar as tintas com os solventes certos para fazer as impressões sobre o papel gomado. Mas não sei que tela se usa para pequenos adesivos com detalhes muito pequeninos e não sei como fazer a aplicação de cores ficar no lugar certo. Sempre desencontra e fica fora de lugar. Onde posso aprender isso??
    Agradeço se me der alguma dica
    Irani

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    1. Irani, sua postagem é antiga, tenho a sua resposta, se desejar entre em contato: romulopinheiro@hotmail.com

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    2. Irani, sua postagem é antiga, tenho a sua resposta, se desejar entre em contato: romulopinheiro@hotmail.com

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  19. 4 lampadas fluorecenres de 20 ampres cada e 2 reatores a uma distancia de 15 cm do vidro qt tempo mais ou menos para revelar?

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  20. Muito interesante seu blog! trab a um ano com serigrafia e tudo que eu sei aprendi pelo youtube foi muito dificeu errei muito mas nunca desisti. em breve estarei fazendo curso para melhorar meu conhecimento .
    visite meu site para ver trabalhos que ja realizei.
    www.estampauniformes.webnode.com.br

    Ivan- Curitiba

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  21. eu gostaria de saber qual dessas cores vem primeiro para impressão

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  22. Muito bom cara, parabéns pelo blog tudo de bom otimas dicas, estou aprendendo ainda, pesquisando muito e pretendo montar minha propria estamparia em minha cidade !
    deixo meu e-mail para contato da galera, caso queiram me add para trocas de inf. sobre a area serei muito grato
    tiago.ut@gmail.com

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  23. O Luiz eu trabalho com serigrafia a muito tempo, isso é a emulsão que vc ta usando, tente usar sensibilizante liquido da (Genêsis). Eu já gravei telas com as lampadas do flash mano. O outro problema que ta saindo a emulsão é que ela ta fraca tem que pro mais sensibilizante.

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  24. ainda não sei onde calcular os pontos da policromia e onde mudá-los, como chego a esses valores, obrigado,até

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  25. Caros amigos! Encontrei hoje este blog do nosso amigo Marcos.
    Trabalho com serigrafia e comunicação visual a 12 anos mais ou menos, e gostaria de me colocar a disposição para troca de idéias e dúvidas, isto se o nosso caro colega Marcos não se importar.
    Vários comentários que encontrei aqui eu teria respostas, mas como passou um longo tempo não quis responde-los.
    Fico a disposição aqui e em meus contatos.
    Meu site: www.mauricioserigrafia.webnode.com.br

    Grande abraço a todos.

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  26. Tenho interesse em comprar uma impressora laser para imprimir em vegetal para silcar camisetas só que eu preciso de uma impressora que imprima também quadricromia. pergunto: qualquer impressora a laser imprime quadricromia ou tenho que comprar uma impressora preparada para isso. em caso positivo qual a impressora indicada.

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    1. nem todas as impressoras a lazer tem o sistema portscript...que o sistema de separação de cores...mas todas elas da fazer..estou fando da impressora lazer monocromática aquela que so imprime preto e branco...existem varias maneiras de separação...no corel, photoshp é só acompanhar algumas video aulas no Youtube..sugiro vc comprar uma hp laser jet ela é barata não tem sistema portscripit mas dá pra fazer milagres a minha é uma hplaser jet P1606DN muito boa no mercado deve tar em torno de uns 450,00...abraços

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  27. Olá, tenho uma dúvida qual a impressora atual com o preço acessível para serigrafia ou arte final de boa qualidade que você pode me indicar.

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  28. Olá meu nome paulo e gostaria de saber qual o nylon adequado para revelar uma tela de quadricomia com raios ultravioleta? Tambem muda o tipo de emulção?

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  29. o que vai fazer a diferença é a sua arte e onde você vai aplicar a estampa...se for em camiseta em tecido (base de agua)...use o de 44 a 70 fios se for em solvente tipo estampar em supoerficie lisa...use o de 90 pra cima

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  30. eu creio que o intuito do Marcos é colaborar com sua comunidade...divulgando nossa profissão, desde já agradeço e se falei algo que não esteja de acordo me corrijão por favor,eu tambem kero aprender com vocês...abraçõs

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  31. to com problema para estampar fundo e outras cores por cima ex.camiseta preta fundo e vermelho em cima do fundo 3 maos de branco e duas de vermelho porem nunca fica uniforme sempre aparece aquelas bolinhas nao consigo cobrir o fundo !! qual seria o rodo ideal para fundo e qual o nylon correto estou usando 77!

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    1. Tente o nylon 55 e rodo chanfrado, aperte mais o rodo na hora de imprimir .

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  32. Olá,

    Estou com uma foto do espaço sideral, mas não consigo simular no photoshop como ficaria a impressão dela.

    Ja fiz a divisão nas 4 cores...

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  33. Olá amigo eu trabalho com serigrafia e designer finalista e gostaria de saber como reticular na arte a cor branca, estou com uma camisa preta so que eu não queria colocar o branco chapado queria o branco reticulado como é que eu faço?

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  34. ola! alguem pode me ajudar? gostaria de fazer reticulas brancas em uma camisa preta! é so inverter? e sera que vai gastar muita tinta da impressora mudando o plano? 21 989489688 se der me ajuda ai por favor!

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  35. Boa tarde,
    Estou com uma duvida, peguei uma tela que produzimos a anos atrás e não sabemos quais foram as angulações e nem a lineatura. Segundo o que obtivemos com o transferidor, chegamos as informações de que o Magenta estava a 15º e o Amarelo a 40º, qual conjunto de cores posso trabalhar em cima dessas informações? 954330238 Whatts App!

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  36. Olá, marcos. Como fazer a arte de fundo branco para cromia em tecidos pretos?

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  37. muito obrigado por teres tempo e partilhar conosco as sua experiênçias que nosso Senhor JESUS CRISTO lhe ilumine sempre. Shalom

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