segunda-feira, 27 de julho de 2009

Feira de Serigrafia e Sign 2009

Olá pessoal. Inaugurando o meu blog sobre serigrafia vou relatar a minha visita à 19ª edição da feira de Serigrafia e Sign que aconteceu no sábado 25/07/2009.
Foram por volta de 250 expositores dos dois seguimentos.
Logo que cheguei, por volta das 16:00hs levei um tremendo susto, a fila de entrada estava quilométrica e dava indícios que iria ser demorada. Me arrependi de não ter feito o pré cadastramento no site da Sertec. Mas como eu sou persistente e não desisto nunca por que sou brasileiro, eis que me coloquei na minha posição de último da fila. Em pouco tempo eu não era mais o último da fila, pois meu lugar foi ocupado por muitos e muitos outros visitantes


Comecei, como sempre, procurando os estandes de serigrafia e as novidades que eles traziam para o setor. Utilizei o mapa que estava no jornal Silk&Sign oferecido gratuitamente no balcão de credenciamento. Assim que me adaptei ao mapa e suas ruas com letras e números, que facilitaram a visitação, fui tentando visitar cada estande de maneira organizada, mas tinha tanta gente e tantas coisas para se ver que fui perdendo a noção de onde estava. Já não sabia se eu olhava no mapa ou vagava de acordo com meu interesse. E optei pela segunda opção, já que não tinha muito tempo a perder pois eu tinha pouco mais de três horas de visitação.




Percebi que o core-corre não vinha só de minha parte, pois devido ao tempo ruim muita gente deixou para ir na feira no último dia e restando poucas horas de visitação. Os estandes que encontrei sobre serigrafia estavam bem localizados apesar de terem diminuido. A cada ano que passa eu vejo menos estandes sobre serigrafia e mais estandes apresentando máquinas de última geração para o setor de comunicação visual, aqui denominado de Sign. Aí me pergunto: por que a feira que é de Serigrafia e Sign- note que o nome serigrafia vem em primeiro - está dando mais espaço para o Sign que a Serigrafia. Eu sempre comento que as duas áreas são co-irmãs andando às vezes lado a lado. Mas fica sempre a impressão de que o Sign está acabando com a Serigrafia. Puro engano, a Serigrafia nunca vai acabar pois sempre terá alguém necessitando de algum serviço ou produto que envolva a serigrafia. Eu já estou na serigrafia a mais de 16 anos e comecei quase do zero. Este quase em valores atualizados seriam pouco mais de R$ 400,00 que foram bem investidos em compra de quadros de madeira, alguns metros de tecido, emulsão e uma luminária feita com lâmpadas fluorescentes. Tem gente que torce o nariz para este tipo de começo ou ignora sua origem quando hoje está bem. Mas voltando à feira eu pude notar que os estandes com as maquinas de transfer e suprimentos para o mesmo fim, marcavam presença um pouco mais expressiva que no ano anterior. Eu tinha um certo receio sobre o futuro da serigrafia mas a cada feira que visito fico mais confiante no setor porque sei que sempre haverá um nicho, uma necessidade que envolva a serigrafia. Mesmo que os empresários resolvam investir em mais de uma opção para atender seu consumidor ou mesmo abandonar a serigrafia, haverá espaços a serem preenchidos por novos empreendedores que estarão iniciando uma pequena empresa e com certeza vão encontrar na serigrafia um ótimo negócio.
Um grande abraço e espero que tenham gostado do meu relato.

Um comentário:

  1. Marcos é a Ducarmo tudo bem? Estudamos juntos Desenho Industrial - UNG. Parabéns pelo seu trabalho, pelo blog, parabéns. Estou procurando quem faz silk grande ou sublimação em canga de praia ( desenho grande), você faz? me liga (11) 9823 - 0306 / 3463 - 0688.
    Obrigado M.C.

    ResponderExcluir